VCT PR23 – Trilho dos Sobreiros

Grau de dificuldade: moderado
Âmbito do percurso: paisagístico / ecológico / cultural
Ponto de partida / chegada: Escola EB 1 de Carvoeiro

O “Trilho dos Sobreiros” é um percurso pedestre de pequena rota, integrado na rede municipal de percursos pedestres de Viana do Castelo. Localizado na área florestal da freguesia de Carvoeiro, em plena Serra da Padela, o trilho pretende mostrar a riqueza paisagística, arqueológica e patrimonial da freguesia. O seu percurso é circular e tem uma extensão de 13,5 km.

O trilho inicia-se junto à escola do 1.º ciclo do ensino básico de Carvoeiro e à Capela de Santa Ana, em pleno centro da freguesia. Depois de subir as escadas que dão acesso ao adro da capela, o trilho segue para poente seguindo o caminho em terra batida. Por entre campos agrícolas, e já na parte final da povoação, entramos num percurso junto ao rio que nos leva a uma represa de água, com capacidade de armazenamento de 800 m3, usada para regadio e que no verão é muito utlizada para banhos. Continuando para norte, e entrando já na área florestal, subimos pela Estrada da Vacaria e cerca de 200 metros depois entramos à direita numa área de pinheiros e sobreiros que nos leva até ao Castro do “Alto dos Mouros”, povoado fortificado de pequena dimensão cuja ocupação data de finais da Idade do Ferro e Romanização. Retornamos ao trilho e continuamos no caminho florestal, agora para poente, e chegamos ao “Parque de Valinhas”, espaço de recreio e lazer com um lago com peixes, um fontanário, mesas e toda uma envolvente preparada para um passeio descontraído. Cerca de 100 metros mais para poente encontramos uma mamoa do período Megalítico. Esta estrutura é um pequeno “montículo” artificial que cobre uma câmara funerária, na maioria dos casos delimitada por uma estrutura arquitetónica denominada de anta ou dólmen. Retornamos novamente ao trilho e avançamos para norte, passando por nova zona de sobreiros adultos e viramos à direita até à estrada de alcatrão. De seguida, viramos à esquerda para sairmos logo a seguir, novamente à esquerda, até chegarmos à “Lage Negra”, imponente maciço rochoso granítico. Avançamos para norte por um vale até chegarmos ao ponto mais alto do percurso (462 m) para desfrutar de uma magnífica paisagem sobre o vale do rio Neiva. Continuando, agora para leste, chegamos à Capela de Santa Justa, pequena ermida situada no coração da Serra da Padela, onde podemos admirar as magníficas paisagens a sul e a nascente da serra. Santa Justa é advogada dos males da pele e a sua romaria realiza-se no último fim-de-semana de agosto. Continuando o percurso chegamos ao Lugar da Vacaria, comunidade rural de montanha com belas paisagens sobre o vale do rio Lima. Seguimos para nascente e, depois de deixarmos o casario, entramos novamente na floresta onde começamos a descer em direção a uma represa de água de apoio ao combate a fogos florestais. Da represa subimos na estrada florestal à sua esquerda e no final da subida saímos à direita para iniciarmos um percurso único pela “Calçada Nova”, principal estrada florestal, dos inícios do século XX, toda revestida a pedra de granito por onde passava toda a atividade florestal. Sensivelmente a meio do percurso podemos observar uma enorme mancha de sobreiros adultos. Saindo do percurso, e a 250 metros para nascente, podemos observar as imagens esculpidas em penedos por uma residente, realizadas na década de 1930/40 com o auxílio de picos. Retomando novamente ao trilho, e chegados ao final da “Calçada Nova”, viramos à esquerda e, de regresso à área urbana, seguimos à direita para sul pela Rua do Outeiro até ao Largo dos Carvalhos. No final da Rua Luísa Monteiro voltamos à esquerda para a Rua de Armães e seguimos pela Rua da Costa em direção ao Mosteiro Beneditino. O mosteiro existe desde tempos imemoriais e a última reconstrução data de 1704-1707. De seguida entramos na Rua de Fontes e regressamos ao ponto de partida, junto à escola.