GMR PR1 – São Torcato e os seus Moinhos




Galeria de Imagens


Ficha Técnica
Nome do percurso: GMR PR1 S Torcato e os seus moinhos
Comentário:
Descrição:
Distância: 8.458,86 metros
Altitude mínima/máxima: 181 / 301 metros
Ganho de elevação acumulado: 879 metros

Tipologia: CIRCULAR

Distância: 8,5 quilómetros

Duração (horas – aproximada): 4 horas

Tipo de Piso: CAMINHO RURAL

Grau de Dificuldade: Fácil

Local de Partida: S. Torcato

Local de Chegada: S. Torcato

Coordenadas Geográficas: 41.4819°N -8.25851°W

Marcação do Percurso e Edição de Guia: Município de Guimarães

Descrição do Percurso: S.Torcato é uma pequena vila a 6 quilómetros de Guimarães, com um vasto património histórico-cultural, onde se sente a harmonia entre a Terra, o Homem e o Rio, sempre interligados por caminhos com História. Sendo um vale de tradições rurais, com a introdução do milho rijo em meados do século XVI, os moinhos tiveram um papel importante no desenvolvimento económico local. As características vinhas de enforcado, que ladeiam os campos de cultivo e o rio, em harmonia com os moinhos, dão uma beleza paisagística, única e diferente,
própria desta região do Minho. Terra de fé e de fortes tradições e cultura seculares, o culto a S.Torcato tem como ponto alto a romaria Grande no 1º domingo de Julho. A localidade oferece ao visitante outros motivos de curiosidade, além do belo Santuário granítico, dos parques envolventes, do Museu Etnográfico e de Arte Sacra, a Capela da Fonte do Santo, local onde S.Torcato foi martirizado no ano de 715, quando pretendia impedir o avanço do exército árabe de Muça, general de Tarik, sobre a região. De acordo com a tradição, o seu corpo foi descoberto por um monge beneditino, sob um monte de pedras, no local onde hoje se ergue a Capela da Fonte do Santo.
O monumento com mais história é, sem dúvida, a Igreja Velha de S.Torcato, onde, durante séculos, se recolheu o corpo incorrupto do Santo.

Motivos de Interesse: Mosteiro S. Torcato; Museu Etnigráfico S. Torcato; Campo da Ataca; Moinhos de água; Moinho de Sub-Devesa; Capala da fonte do Santo; Igreja Paroquial de S. Torcato.

Certificação: (FCMP) Município de Guimarães

Última atualização: 10/05/2017