VCT PR17 – Trilhos do Monte Galeão

Ganho de elevação acumulado: 0 metros

Duração: 1h30m
Grau de Dificuldade: fácil
Âmbito do Percurso: paisagístico/ ecológico/ cultural
Ponto de Partida/ Chegada: Rua do Galeão, Darque

O Trilho Pedestre do Monte Galeão é um pequeno percurso florestal, que atravessa uma mancha de vegetação muito variada e com vistas deslumbrantes sobre a cidade de Viana do Castelo. O percurso inicia-se junto à placa que assinala o trilho. Siga o caminho que se encontra do seu lado direito e entre noutro em terra batida que sobe ligeiramente. Vire à direita e siga o percurso em direção ao Centro de Saúde. Continue passando pela parte de cima do edifício. Cerca de 100 metros à frente, quando encontrar um troço à sua esquerda, suba esse caminho até encontrar um cruzamento com estrada de alcatrão. Siga em frente até a um grande largo continuando depois pelo caminho à esquerda até chegar a um largo mais pequeno, com uma grande rampa à direita até umas antenas, local do antigo Castro do Galeão. Suba essa rampa, contorne a vedação pelo lado direito e desça ligeiramente até ao miradouro pelo trilho existente. Descanse um pouco e observe a magnífica paisagem da cidade inserida no conjunto mar, rio e montanha. Regresse pelo mesmo caminho, e no pequeno largo vire à direita e desça até encontrar a estrada de alcatrão. Desça a estrada até encontrar, do seu lado esquerdo, um parque de merendas com um tanque de água. Deste ponto já se avista o final do percurso.