VCT PR20 – Trilho das Terras de Geraz

Grau de Dificuldade: fácil
Âmbito do Percurso: Paisagístico/ Ecológico/ Cultural
Ponto de Partida/ Chegada: Lugar da Passagem, Moreira de Geraz do Lima

Este percurso é circular e inicia-se no mítico Lugar da Passagem, que durante séculos assegurou a travessia a pessoas e mercadorias entre as duas margens do rio Lima. Atente na envolvente patrimonial que conta a aliciante história desta velha calçada, também percorrida por milhares de romeiros a Serra d’Arga e por peregrinos a Santiago de Compostela na rota do antigo Caminho Real ou Senhora do Norte, como também é conhecido. Segue-se em direção a Sta. Maria de Geraz do Lima, onde se encontra a Capela de Nossa Senhora da Conceição, adjacente ao Solar de Louredo, um imponente património que pertence a uma das quintas de referência produtoras de vinho verde. Seguindo junto à Quinta da Videira, atravessamos a Ponte da Naia onde se encontra a antiga estrada real palmilhada por milhentos romeiros. Seguindo o percurso, deparamo-nos com a Capela e Cruzeiro de S. Sebastião, importantes pontos de referência de onde se pode apreciar uma bela vista panorâmica sobre o vale. Seguindo pela Quinta da Torre do Paço, passamos por entre as vinhas do Solar de Merufe e da Quinta da Regedoura, onde se encontra a Azenha da Regedoura que representa a forte atividade agrícola que carateriza as Terras de Geraz. Prosseguindo pela Quinta do Sobrinho do Arcipreste, outra quinta de referência da produção de vinho verde, seguimos em direção a Deão, passando pela antiga Capela da Senhora do Norte que serviu de guia a peregrinos para Santiago de Compostela. Encontramos de seguida o Moinho do Bicho, um dos vários exemplares existentes, que era utilizado para transformar o milho em farinha, para fazer a tradicional broa ou pão. Um pouco mais à frente, ao quilómetro 6,6 Km, encontra-se uma placa sinalética a indicar uma alternativa ao percurso, de distância mais reduzida, que passa pelo Cruzeiro da Prelada. Se seguir pelo trilho inicial mais longo, terá a oportunidade de desfrutar de um enquadramento paisagístico e ambiental único. De referir que, neste caso, deverá fazer um desvio de cerca de 750m para visitar o Cruzeiro da Prelada e regressar novamente ao caminho que o levará ao rio Lima e por onde continuará pela Ecovia até ao Lugar da Passagem.