VCT PR16 – Trilho Passear Perre II

Grau de Dificuldade: Fácil
Âmbito do Percurso: Paisagístico/ Ecológico/ Cultural
Ponto de Partida/ Chegada: Junta de Freguesia de Perre

O trilho “Passear Perre 2” é um percurso pedestre denominado de pequena rota (PR), pela que a respetiva marcação e sinalização obedece às normas internacionais. A numeração é atribuida pelo Municipio. Este percurso situa-se na freguesia de Perre, do concelho de Viana do Castelo. O ponto de inicio localiza-se na Junta de Freguesia de Perre. Desça à estrada da Igreja, cerca de 100 metros à frente, vire à esquerda na calçada do Castro onde pode observar a capela de Nª Sª do Resgate. No final da descida continue pela esquerda, no caminho Vila Meã e cerca de 150 metros vire à direita por uma quelha. No final desta, pode observar o moinho do Morais. Atravesse a pontelha e vire à esquerda, passando pela capela São Francisco Xavier. No final do caminho, continue por um trilho que atravessa os campos de cultivo ladeado por esteios de pedra. Depois de atravessar a estrada da Costa, continue por uma rua empedrada, o caminho da Veiguinha, onde podem observar os canos de água e a bomba de água. Desça o caminho da Carvalhosa até ao largo de São João onde se encontra a capela com o mesmo nome. Continue pelo caminho do Areeira, cruze a estrada da Costa e entre por um caminho em direção à veiga, designado caminho da Cutarela. Chegando abaixo da autoestrada, continue um trilho junto à margem do rio até encontrar uma ponte de origem medieval desiganada por ponte do Arco. Depois de a atravessar, siga pelo caminho agrícola e vire no segundo caminho à esquerda, até encontrar a Cruz dos Picoutos. Aqui segue o caminho da esquerda, de direção norte, para depois atravessar por baixo da autoestrada. A 20 metros vire no primeiro caminho à direita e continue pelo caminho de terra até encontrar a capela da Senhora do Olival, situada por trás do campo de jogos de Perre. Continue pelo caminho da Sª do Olival até ao caminho Parente das Viúvas onde encontra a Igreja Paroquial. Atravesse o seu pátio, vire à esquerda e cerca de 100 metros à frente, entre na antiga escola primária de Perre, que dá acesso à Junta de Freguesia, onde termina o trilho.