VCT PR15 – Trilho Passear Perre I

Grau de Dificuldade: Fácil
Âmbito do Percurso: Paisagístico/ Ecológico/ Cultural
Ponto de Partida/ Chegada: Junta de Freguesia de Perre

O trilho “Passear Perre 1” é um percurso pedestre denominado de pequena rota (PR), pela que a respetiva marcação e sinalização obedece às normas internacionais. A numeração é atribuida pelo Municipio. Este percurso situa-se na freguesia de Perre, do concelho de Viana do Castelo.

O ponto de inicio localiza-se na Junta de Freguesia de Perre. Contornando a Associação Desportiva e Cultural, subindo em direção ao Monte do Calvário, é possivel vislumbrar de uma bela vista sobre a freguesia. Voltando ao caminho do Calvário, continuando em direção à Igreja Paroquial, atravesse o seu pátio e siga pela estrada do Pisco onde é possivel observar as capelas da Senhora dos Passos e Senhora das Dores. Passe pelo largo da cruz de pedra e pelo caminho da Telhada e vire à esquerda pelo caminho da Grifa, onde encontrará a capela da Senhora da Conceição. Vire à direita, passando pela travessa do Araújo e da Mina e já no caminho de Cabine encontra um Souto, onde se localiza a quinta do Bento Novo (empreendimento de turismo no espaço rural), devendo seguir em frente até encontrar a estrada do Pisco. Seguindo à esquerda cerca de 50 metros pela estrada, suba uma rua empedrada à direita, a travessa do Souto, até ao Alto do Viso. Chegado ao cimo, poderá visitar o miradouro da Bela Vista caminhando cerca de 100 metros pela calçada da Bela Vista. Voltando ao Alto do Viso continue pela esquerda, desça e vire à esquerda na calçada da Jaca até encontrar de novo a estrada do Pisco. Virando logo na primeira à direita, no caminho das Portelas, pode observar um antigo lavadouro. Vire à esquerda pela quelha da Nina, onde encontrará a Fonte da Nina. Virando à direita, caminhe até ao largo das Portelas e desça pelo caminho das Fontes, entre na quelha do Licas até virar à direita no caminho de Monção. Continue por um trilho por entre campos agrícolas até encontrar um moinho de água. Depois de atravessar o ribeiro de Perre, vire à esquerda num caminho de pedra, designado caminho da Rocha. Continue por entre as casas, vire à esquerda no caminho do João Mestre, atravesse a ponte e observe o moinho com o mesmo nome. Siga em frente, atravesse a estrada da Igreja e continue pelo caminho do Freixo até encontrar um entroncamento onde este trilho se cruza com o PR 16. Suba pela calçada do castro onde poderá observar a capela de Nossa Senhora do Resgate. Chegado novamente à estrada da Igreja, siga até ao ponto inicial deste percurso, finalizando-o.