VCT PR11 – Trilho da Vila de Barroselas




Galeria de Imagens


Ficha Técnica
Nome do percurso: PR11 VCT - Trilho da Vila de Barroselas
Comentário:
Descrição:
Distância: 8.920,17 metros
Altitude mínima/máxima: 37 / 150 metros
Ganho de elevação acumulado: 708 metros

Duração: PR 11 – 3h00m
Grau de Dificuldade: fácil
Âmbito do Percurso: paisagístico/ Ecológico/ Cultural
Ponto de Partida/ Chegada: Largo de S. Sebastião, Barroselas

Do largo de S. Sebastião, junto ao cruzeiro, seguir para sul até à EN 308. Virar à esquerda onde, alguns metros à frente, à direita, se visualiza a estação da CP. Continuar pela mesma via até à rotunda, atravessando a rua junto ao quartel da GNR, seguindo depois para Sul pela rua de S. Pedro de Capareiros, ladeada pela Igreja Matriz e pelo Cruzeiro Paroquial, passando depois um viaduto, até a uma pequena rotunda. Virar à esquerda, descendo a Avenida 18 de Dezembro, orientação Sudeste, até ao Largo da Feira, onde se pode visitar o edifício, à direita, em cuja sacada se proclamou a implantação da República, em 1910.

Neste largo, virar à esquerda, direção Norte, passar o viaduto da Feira, subir até à rotunda da Praça da República e daí virar à direita, para a Av. S. Paulo da Cruz. Sempre em frente passa-se o Complexo Desportivo de Barroselas e Piscinas até ao Seminário dos Passionistas. Daqui, virar à direita, pela Rua das Boticas, passando pela Capela do Senhor da Saúde, chegando ao Largo do Espírito Santo onde podemos visitar a sua capela e, junto ao rio Neiva, a Azenha de Berre e a sua Praia fluvial.

Do Largo do Espírito Santo, junto às Alminhas das Boticas, seguir pela Rua Medieval, orientação Este, até ao antigo Cruzeiro Paroquial de Capareiros (Barroselas). Continuando na mesma via encontraremos um caminho, à esquerda, que dá acesso às Azenhas das Pesqueiras e Ponte de Lourido. No caminho principal, seguir até à Ponte Medieval da Mata, sobre o regato de S. Paio, onde são visíveis, junto às fundações, alguns marcos: da Casa de Bragança e das demarcações do Couto de Carvoeiro de 1666 e 1702.

Seguindo em frente, encontraremos um antigo Lagar de Azeite, à esquerda e, mais à frente, do lado direito e a facear com a rua, a casa da Quinta da Mata. Aqui, virar à esquerda, pelo caminho da Mata, até encontrar a EN 308. Virar à esquerda e, logo a seguir, à direita, pela Rua da Roteia, passando pelas ruinas de dois engenhos, junto a uma ponte lançada sobre o Regato de S. Paio. Continuar até à Rua de Sampaio, onde se deve virar à esquerda e, alguns metros à frente, à direita, pela Rua de Arques. No final desta rua virar à esquerda, na Rua do Extremo, com piso em alcatrão, seguindo-a até encontrar uma rua com piso em cubo de granito. Seguir em frente, passando por um antigo lavadouro público, até à Rua das Castanheiras. Virar à direita até à Rua do Paço, mais acima, onde se vira novamente à direita, até ao Largo da Capela da Sª da Conceição.

Do largo da Sª da Conceição, junto ao cruzeiro, continuar pela rua que sobe, direção Norte, e, alguns metros acima, virar à esquerda, pela Rua da Fonte, passando pela Fonte de Mendes e a Quinta da Fonte, continuando até entrar na Rua da Pedreira, num largo, junto à Quinta do Souto. Daqui podemos visitar a Capela de S. Miguel, que se situa a 150m, na Travessa da Furoca, à esquerda. Descendo pela Rua da Pedreira, orientação Oeste, vira-se na Rua do Bravio, primeira à direita, contornando a Quinta do Bravio, que nos fica do lado esquerdo, até ao largo do Souto, junto a uma grande mata de sobreiros. Daqui segue-se pela Rua do Souto, no sentido Sudoeste, até às traseiras do Cemitério de Barroselas, onde se vira à direita, direção Oeste, pela Rua do Calvário, passando junto ao Hotel Rural – Quinta de S. Sebastião, até à rotunda de onde se avista a capela e o Largo de S. Sebastião, ponto de partida e chegada.

Última atualização: 26/04/2017