VCT PR1 – Trilho da Montanha Sagrada

Grau de Dificuldade: Moderado
Âmbito do Percurso: Paisagístico/ Ecológico/ Cultural
Ponto de Partida/ Chegada: Largo do Souto, Montaria

Este percurso circular inicia-se no centro da Montaria, junto à Porta do Sítio da Serra d’Arga e segue em direção a S. João d’Arga, passando pelo viveiro florestal, onde atravessamos o rio Âncora. Durante esta parte do percurso, saltam à vista as paisagens magníficas dos lugares da Montaria: Espantar, Trázâncora e Pedrulhos, seguidos da zona montanhosa de Outeiro e Carreço e o mar que banha Vila Praia de Âncora e Viana do Castelo. Depois de descer a última parte do caminho para visitar S. João d’Arga, voltamos ao trilho, continuando em direção ao ponto mais alto da Serra d’Arga. Durante esta parte do percurso, intercetamos a Fonte da Urze, nascente de água que dá origem ao rio Âncora, e contornamos o ponto mais alto da Serra d’Arga, o Alto do Espinheiro. De seguida passa-se pela Porta do Lobo, local ou “porta” da Serra d’Arga por onde os lobos passavam. Neste local desfruta-se de um belíssimo planalto onde ainda é possível ver garranos a pastar. No afloramento granítico são visíveis os sulcos feitos por milhares de passagens de carros de bois. Seguimos até à Senhora do Minho, ponto mais alto do concelho de Viana do Castelo onde, para além de podermos visitar a gruta onde se pode ver uma imagem em pedra de Nossa Senhora vestindo um traje minhoto, podemos também observar toda a paisagem envolvente: os concelhos de Paredes de Coura, de Ponte de Lima, de Viana do Castelo, o vale do rio Lima e também o majestoso oceano Atlântico. Descendo em direção à Montaria, chegamos a um local singular que a Natureza moldou, ao qual as gentes da Montaria apelidam de “Porta da Vila”. Esta curiosa formação granítica, ficou assim denominada por ser similar a uma porta. Passamos ainda por uma antiga casa de montanha situada no meio da serra.