Serra d’Arga: a Montanha Sagrada – Ponte de Lima

10
Feb
15:00 - Caminhada

Vamos aproveitar o fim de semana do Carnaval e, de 10 a 13 de Fevereiro, rumar à Serra d´Arga, em pleno Alto Minho, para um programa de caminhadas que nos revelam o melhor deste lugar que tem tanto de inóspito como de belo. Conhecida como a Montanha Sagrada, pelas lendas e profecias contadas ao longo dos tempos, situa-se a 823 metros de altitude e tem origem em afloramentos graníticos. Formada por três aldeias: Arga de São João, Arga de Baixo e Arga de Cima esconde trilhos onde a natureza ainda permanece quase intocada…

10 de Fevereiro ( sábado)
16h30: Chegada ao Hotel Axis Ponte de Lima (http://www.axishoteis.com/pt/Axis-Hoteis/Hoteis/Axis-Ponte-de-Lima/O-Hotel.aspx) onde ficaremos hospedados durante 3 noites.

20h30: Jantar de boas-vindas num restaurante em Ponte de Lima

11 de Fevereiro (domingo)
Trilho da Chã Grande
Partiremos do Largo da Igreja de Arga de Baixo e começamos a avistar os prados que constituem o lugar de Valverde, o Alto da Fonte da Urze, onde nasce o Rio Âncora, e onde se observa a imensidão da Chã Grande. Iremos ainda descer até aos moinhos do Covão e passar pelas típicas casas alto-minhotas, os verdes campos cercados por muros de pedra solta e os espigueiros que conservam as características primitivas.
Km:12
Grau de Dificuldade: Exigente

12 de Fevereiro (segunda)
Trilho dos Pastores
O nosso percurso inicia-se na Montaria e ao longo do trilho vamos ter oportunidade de passar pela Porta do Sítio da Serra d’Arga, Igreja Paroquial e Calvário da Montaria, Moinhos da Costa, Capela e Quartéis de Santa Justa, Senhora do Minho e Porta da Vila.
Km: 15
Grau de Dificuldade: Dificil

13 de Fevereiro (terça-feira)
Trilho do Cabeço do Meio Dia
Partiremos da Capela de Santo Antão e passaremos por vários caminhos florestais, atravessaremos o ribeiro de Pombas até ao Moinho das Pombas de baixo, Moinho Velho e pelo Moinho Novo. Chegados ao Cabeço do Meio-Dia e a uma latitude de 550 metros seguiremos para o Moinho de Baixo, pela ponte e moinhos da Gândara. Este percurso termina no Pontão do Lobo, que tem um valor incalculável para o património arquitetónico e etnográfico da Serra d’Arga.
Km: 10
Grau de Dificuldade: moderado

Preço por pessoa
Duplo: 275 euros
Single: 335 euros

Saber + em: http://greentrekker.pt/agenda/serra-darga-a-montanha-sagrada-1/

 

Mais informações sobre o evento na página do facebook em https://www.facebook.com/events/1503739876386434/